quarta-feira, 3 de julho de 2013

Anos 70


 Andar de bicicleta, stop, bilboquê, carrinho de rolimã, amarelinha, salada mista, ioiô, queimada, policia e ladrão, passa anel, pique alto, pique esconde, pique bandeira, alerta, garrafão, pipa, bolinha de gude, etc...
 São algumas das varias brincadeiras praticadas nos anos 70. Falaremos brevemente sobre algumas destas brincadeiras:
Pique-pega:
Escolhe-se um participante para ser o "pegador". O pegador deve dar um tempo para os outros participantes se afastarem e depois correr atrás deles, até pegar um encostando a mão nas costas. Quando pegar alguém, esse alguém se tornará o novo pegador e assim a brincadeira continua, até cansar. Vale lembrar que deve ser estabelecido um limite, por exemplo, numa quadra o limite pode ser a quadra de futsal, quem ultrapassar o limite passará a ser o pegador mesmo que tenha conseguido fugir! Essa é a brincadeira que mais possui variações, na intenção de dificultar e/ou divertir mais.É uma das poucas brincadeiras que permanece até hoje.



Queimada:


Dois participantes tiram par ou ímpar e escolhem dois times com número igual de pessoas .
Uma linha é desenhada no chão separando um campo do outro e outra linha é desenhada no final de cada campo para marcar o lugar do cemitério.
As equipes se revezam, jogando a bola a partir da linha divisória para tentar queimar alguém do time adversário.
Todos os jogadores têm que desviar da bola ou segurá-la e quem for queimado vai para o cemitério.
Ganha o time que mandar o outro time inteiro para o cemitério primeiro.



Pique bandeira:
Os participantes são divididos em duas equipes com mesmo número de pessoas. Cada um fica com um lado da quadra. Na linha de fundo de cada lado é colocada uma bandeira (simbolizada por algum objeto portável). O objetivo é roubar a bandeira adversária e proteger a sua, atravessando o campo adversário e correndo sem ser pego. Os jogadores presos no campo adversário só poderão ser libertados através do toque de um de seus companheiros de time. Enquanto parte do time se dedica à conquista da bandeira do outro, o resto fica incumbido de proteger a sua própria bandeira, evitando que os adversários cheguem até ela, e de vigiar os presos (colados), para que seus colegas não os libertem (descolarem). O jogo acaba quando um dos times conseguir trazer para seu campo a bandeira do adversário.





Por: Larissa Sydorak

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