terça-feira, 25 de junho de 2013

Introdução

Nos alunos do 8°C desenvolvemos um trabalho sobre jogos e brincadeiras através dos tempos, e para isso é preciso saber a diferença entre jogos, brincadeiras, e o próprio brinquedo: concluímos que jogos proporcionam vencedores e, consequentemente, perdedores, fazendo assim do esporte uma certa competição, por exemplo vôlei, futsal, xadrez, handebol. Brincadeiras proporcionam apenas a diversão dos participantes, sem determinada competição, como amarelinha, pular corda, bambolê, e outros. E brinquedos são objetos destinados à brincadeira, como a corda e o bambolê.
Percebemos também que jogos e brincadeiras interferem na relação social entre as pessoas, como vimos antigamente através dos jogos e brincadeiras, geralmente praticados ao ar livre, estes proporcionavam a relação entre os participantes, fazendo com que tivessem boa convivência. Porém hoje em dia percebemos, que com a interferência da tecnologia, as relações sociais são mais limitadas, a violência está mais presente na nossa convivência diária, está presente também um vocabulário inadequado, uma sociedade mais fechada, sem relação com a natureza e as outras pessoas.
Nos anos 50 até os 70 estavam mais presente as brincadeiras, como bambolê, cobra-cega, pega-pega, corrida, e também alguns jogos como queimada e peteca, porém, sem interferência da tecnologia, pois era de difícil acesso.
Nos anos 80 aos anos 90, com influencia da predominância do capitalismo, os brinquedos passaram a ter uma participação maior na sociedade, já que o comercio passou a ter maior influencia na economia. Ou seja, brinquedos como pula pirata, boca rica, gênius, atari, e também alguns jogos que dependiam de ferramentas, como xadrez (tabuleiro e peças), futsal (bola), passaram a ser mais praticados.
Na atualidade, a presença da tecnologia foi aumentando gradativamente. Como vimos, a relação social foi muito afetada negativamente, e os jogos virtuais passaram a ter grandes influências na sociedade, e na maioria deles está a presença da violência, incentivando esta. Porém é importante lembrar, que a tecnologia também proporciona melhorias na sociedade, como ação dos jogos educativos.
Com essa pesquisa mostraremos que os jogos têm grandes influências sobre a sociedade, tanto positiva quanto negativamente, ao passar dos anos os jogos brincadeiras e as formas de jogar mudaram, influenciando uma grande mudança nas relações sociais.